sexta-feira, 23 de outubro de 2009

O Pequeno Príncipe


A minha primeira lembrança de ter lido O pequeno príncipe foi quando eu tinha uns oito anos de idade. Recordo-me de achar as figuras mal feitas ( sim eu já era exigente com desenho quando era criança) e o texto chatinho...eu acabei largando o principezinho e mergulhando no mundo da Narizinho de Monteiro Lobato – Livro maravilhoso, eu lembro até de desenhar o vestido descrito em uma das cenas.

Mas o assunto de hoje é o princepezinho.

O Pequeno Príncipe é um dos grandes clássicos da literatura mundial, escrito por Antoine de Saint-Exupéry (1900-1944), um piloto da Segunda Guerra Mundial. O livro –apesar de aparentemente ser dirigido à crianças- apresenta personagens carregados de simbologias e linguagem extremamente filosófica. Sua mensagem é atemporal e talvez por isso seu nome aparece dentre os livros mais vendidos do mundo (aproximadamente 80 milhões de copias).

Então eu cresci e o li novamente...e gostei muito. Tanto que fui atrás de ‘derivados’ da obra e acabei encontrando – dentre muitos que existem- a minha versão favorita: Um musical Frances.

Seja feliz e assista abaixo – infelizmente não tive tempo para legendar os meus vídeos em português, muito menos colocá-los no youtube, mas encontrei um bom samaritano que disponibilizou o musical todo – sem legendas... Mas quem gosta do livro perceberá que o texto está praticamente palavra por palavra:


Para ver em lista automatica de exibição, clica aqui.

Trata-se de um musical do ano de 2002, dirigido por Richard Cocciante, que também dirigiu outros musicais franceses de sucesso em terras além mar (falarei em um próximo post sobre um outro musical meu favorito...e tentarei colocar os videos com traduções hehehe). Eu realmente gosto quando escolhem atores que se parecem com o personagem, não acho legal, por exemplo, travestir uma mulher pra parecer um menino inocente- como aconteceu na adaptação brasileira. Mas isso é outra historia...apreciem esta versão francesa, a qual os atores – e obviamente todo o trabalho de produção da peça- fazem jus à grandeza do livro.

Making of da peça...ai gente que vontade de participar disso :)

***

Em tempo:

Na OCA, em São Paulo, começou a exposição do Pequeno Príncipe acompanhando as comemorações do ano do Brasil na França. Informações abaixo:

Local:

Parque do Ibirapuera
Pavilhão Lucas Nogueira Garcez – OCA
Av. Pedro Alvarez Cabral, s/n° - Portão 03 - São Paulo – SP

De terça a sexta-feira, das 9h às 19h
Finais de semana e feriados, das 10 às 20h
(fechamento da bilheteria com uma hora de antecedência)
Fechado às segundas-feiras

R$ 18,00 (inteira) e R$ 9,00 (estudantes e professores com identificação
da instituição)
Entrada Franca para menores de 3 anos, maiores de 60 anos, público
especial e grupos de escolas publicas agendados.
Informações: (11) 3034-6424

1 Comentaram aqui!:

anokka disse...

Olá,
parabéns pelo blog...
me identifiquei com vc...
assim como vc eu tb "li" o pequeno principe qdo era pequena.Porém qdo somos crianças somos puros demais para compreendermos a importancia filosófica e a profunda crítica social desse livro.
No entanto, hoje aos 22 anos, considero esse livro magnífico... meu livro de cabeçeira, sem dúvida.
Parabéns pelo blog.
Ahhh e com ctz vou à OCA. A exposição deve estar linda!
Beijos e parabéns de novo pelo bom gosto.
Ana