E ai que eu fiquei curiosa em como fazer essas imagens em 360º que estão pipocando no facebook e fui pesquisar uma alternativa de como fazer isso e o resultado foi esse abaixo:
(ok, não consigo embedar o post interativo aqui, mas se você quer ver ele funcionando, clica pra ver direto no fb)
D+++ não é mesmo?
Você deve estar se perguntando "Mas isso não é uma foto, como faz? Como sobe isso no fb??"
Bom, a resposta é: fingindo para o Facebook que você gerou a imagem em uma Ricoh - câmera utilizada para as fotos especiais.
"Ok, e como eu finjo que a imagem foi gerada assim?"
Simples! Alterando o Exif (a identidade do arquivo) da imagem que você criou para quando o Facebook receber a mesma, entender como um arquivo diferenciado e já botar ele no formatinho interativo.
Vamos ao tutorial:
Parte 1- Formato e tamanho
A largura da imagem deve ser duas vezes a altura. Ou seja, se sua imagem tem 400px de altura, ela deve ter 800px para fazer a "voltinha" certinha no 360º. Eu vi alguns tutoriais que falavam que a imagem tem que ter 8000px e outros números enormes pois são os gerados originalmente pela tal câmera...Olha amigos, eu testei com outras medidas - seguindo a proporção - e deu certo, então o importante nessa fase é o seguinte:
a) Imagem deve seguir a proporção citada acima (largura = 2x altura)
b) Tem que ser jpeg
c) Não pode ter mais de 5MB.
Parte 2- Alterando o Exif
Apesar do nome parecer assustador, típico de algo que é difícil e não dá certo, esta é a parte mais simples. Vamos lá:
a) Vá para este site The exifer.
b) Carregue a imagem (já previamente montada com amor e carinho com as especificações certinhas) que será transformada no 360 e clique no botão azul.
![]() | |
A imagem carregou? então você clica nesse botãozinho azul |
Make > Ricoh
Model> Ricoh Theta S
Clique no botão "goexifing" no final da página
d) Pronto! agora é só baixar a imagem e usar no facebook!
Super simples não é?
![]() |
Agora é só correr pra zuera \o/ |
Amiguinhos, seguem algumas ressalvas pessoais que eu considero importantes, principalmente pra que tá pensando no ~social~ :
- A qualidade da imagem gerada de maneira fake (sem ser a imagem da câmera, uma foto e tals) sempre fica esquisita. Eu testei vários tamanhos e qualidades de arquivo jpeg pra exportar, mas não cheguei a nenhum resultado que eu realmente pudesse falar "MAS NOSSAAA QUE BELO E SEM PIXELS ESTOURADOS". É o que é possível fazer no momento. Dá pra brincar no fb? Dá, mas não é uma qualidade ultra mega master top...
- Não acho que este seja um bom formato para trabalhar com texto, a legibilidade fica BEM comprometida com a distorção e a movimentação quase automática que a imagem sofre, principalmente quando vista em mobile.
-Correm boatos que não é em todo celular que o 360 é visualizável, então fica a dica.
Por hoje é só, e se vocês curtiram o tutorial maroto, comenta aqui, me segue no facebook, no twitter, enfim, manda um sinal! :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário