Frequentemente nos deparamos em todos os meios de comunicação com campanhas de cunho social pedindo ajuda para todo tipo de coisa. Sendo publicitária me pergunto o quanto aqueles filmes fantásticos, poéticos e "bem feitos" realmente marcam as pessoas (muitas vezes imunes a tal enxurrada de mendicância virtual) a ponto delas tomarem uma atitude... e quantos deles foram feitos apenas para satisfazer os egos criativos da agência a se candidatarem a mais um prêmio. Aparentemente não sou só eu que enxergo as coisas assim.
Os caras do Steal our Ideas (nome sugestivo hein? ) tiveram a sacada de promover a Osocio - um espaço dedica à propaganda social e não lucrativa (entendam também como não lucrativa o fato de não levar prêmios) - da maneira mais inteligente e crítica o possível. Abaixo as peças:
ouuuchhh! mais direta que uma voadora no estômago
A verdade dói...eu li faz uns dias um texto sobre a campanha do "Não dê esmola" versus a reportagem que saiu na revista Veja a algumas semanas sobre a "profissão Mendigo", mas infelizmente não consigo encontrar o blog (autor do texto/blog manifeste-se!). Resumidamente ele trazia a mesma análise sobre a efetividade das campanhas sociais sobre as pessoas...
Coisas a se ponderar: Prêmio ou mensagem marcante? se conseguir juntar as duas coisas tudo bem, mas uma campanha só feita para aparecer em sites especializados de publicidade/ premiações considero um tremendo desperdício.
Em tempo: exemplo de propaganda bem feita classica que marcou todos.
Em tempo 2: visitem o Steal Our Ideas é simplesmente genial. Eles cumprem o que prometem.
Em tempo 3: Osocio também vale sua visita. Uma otima fonte de inspiração e criatividade publicitária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário