segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Campanha social "tapa na cara"

Frequentemente nos deparamos em todos os meios de comunicação com campanhas de cunho social pedindo ajuda para todo tipo de coisa. Sendo publicitária me pergunto o quanto aqueles filmes fantásticos, poéticos e "bem feitos" realmente marcam as pessoas (muitas vezes imunes a tal enxurrada de mendicância virtual) a ponto delas tomarem uma atitude... e quantos deles foram feitos apenas para satisfazer os egos criativos da agência a se candidatarem a mais um prêmio. Aparentemente não sou só eu que enxergo as coisas assim.

Os caras do Steal our Ideas (nome sugestivo hein? ) tiveram a sacada de promover a Osocio - um espaço dedica à propaganda social e não lucrativa (entendam também como não lucrativa o fato de não levar prêmios) - da maneira mais inteligente e crítica o possível. Abaixo as peças:
ouuuchhh! mais direta que uma voadora no estômago

A verdade dói...eu li faz uns dias um texto sobre a campanha do "Não dê esmola" versus a reportagem que saiu na revista Veja a algumas semanas sobre a "profissão Mendigo", mas infelizmente não consigo encontrar o blog (autor do texto/blog manifeste-se!). Resumidamente ele trazia a mesma análise sobre a efetividade das campanhas sociais sobre as pessoas...

Coisas a se ponderar: Prêmio ou mensagem marcante? se conseguir juntar as duas coisas tudo bem, mas uma campanha só feita para aparecer em sites especializados de publicidade/ premiações considero um tremendo desperdício.

Em tempo: exemplo de propaganda bem feita classica que marcou todos.


Em tempo 2: visitem o Steal Our Ideas é simplesmente genial. Eles cumprem o que prometem.
Em tempo 3: Osocio também vale sua visita. Uma otima fonte de inspiração e criatividade publicitária.

Nenhum comentário: