terça-feira, 28 de julho de 2009

Lutas: Um longa de animação nacional.

Isso mesmo, saindo do forno um longa de animação brasileiro: LUTAS. Abaixo o trailer:


Fiquei impressionada com a qualidade da animação só vendo o trailer, tanto que fui atras de mais informações sobre quem e como produziu:

"Lutas é: um longa de animação com cinco histórias brasileiras baseadas em episódios reais da história do país contadas de um modo inovador; Cinco documentários de 55 minutos para TV que analisam cada uma das cinco histórias animadas, refletindo seus quandos e porquês; Os documentários também terão animação, linguagem gráfica e edição moderna com trilha forte"

fonte:Buriti Filmes

Já do Melies vem a informação que o longa foi produzido em parceria com a Lightstar, responsaveis por outros grandes sucessos de animação, como A era do gelo, Fantasia e Mulan (adoro!). O longa ainda conta com a dublagem de Camila Pitanga e Selton Mello (!) para dar um maior peso.
Só resta aguardar o lançamento ( 2010) para conferir a nova empreitada animada nacional.
***

Esse post vai para a categoria "inspiration" ,pois sinceramente reacendeu uma vontade antiga minha de fazer animação.. e eu havia enterrado-a por motivos de "mercado x emprego x estou longe da Disney".

terça-feira, 21 de julho de 2009

Um case de Ônibus 2 - Leitura Compartilhada

Esse é mais um texto escrito sem linearidade, nos mesmos moldes do anterior. A diferença é que desta vez colocarei algumas ilustrações.

***

Não importa o horário que eu estou no ponto para o primeiro ônibus, ele sempre chegará no destino na mesma hora. Sentada no meu lugar especial, a vida é como um filminho, as vezes inédito, as vezes escrito por um roteirista preguiçoso que recicla situações. Obviamente a segunda opção é a mais freqüente. Para acabar com o tédio o jeito é observar.

***

Ela tem uns 30 anos. Tem o cabelo liso todo mesclado em tons de loiro, que está sempre com a aparência de quem acabou sair do banho - molhado. As roupas - terninho e casaco - sempre em tons beges e marrons, transmitindo uma vida sem grandes emoções. Ônibus lotado, hoje ela não conseguiu sentar no reservado, o jeito será ir de pé. Não faz diferença. Ali mesmo ela tira de sua bolsa algo que fará não só o tempo dela passar, mas também pelo menos o de mais 3 pessoas a sua volta aleatoriamente. "Turma da Mônica Jovem" em mãos, abre na pagina marcada, sinal de uma leitura previamente interrompida por uma mudança no ônibus, ou uma postergada proposital de alegrias. Ela lê e a sua volta - alguns com um olhar de surpresa - observam com o canto dos olhos as páginas.

***

"...Gostaria de ressaltar que o produto que está na mão de vocês é vendido por 2 reais nas padarias e lojas , mas aqui você leva dois por um real...Produto de qualidade, marca de confiança...dois por UM real.......não, eu não tenho de morango.... "
Pausa: recolhe os doces de volta e recebe o dinheiro de quem compra. Dá o sinal, e dirige-se a saida.
"Boa noite a todos, Obrigada motorista"
Sai em um salto pela porta.

***

Estava no primeiro ônibus, e junto a mim um rapaz com uma cara deveras simpática. Tudo bem, mais um estranho conhecido de todos os dias. Desci no ponto de sempre para a segunda parte da jornada. Entrei. Como sempre lotado, e dessa vez optei por ficar na porta em pé.
Ponto seguinte o rapaz da cara simpática entra, ele está com uma revista dobrada nas mãos. Acomoda-se em pé ao meu lado e desdobra a revista para a ler: é uma matéria sobre cachorros que eu também li no começo da semana.
Conclusão mental baseada em estudos da Universidade de Leticceland: Gosta de cachorros? é gente boa.

***

A chinesa tem em mãos uma folha bastante "surrada" com uma enorme seqüencia de ideogramas e as palavras correspondentes em português. Ela acompanha com um lapis na mão equanto repete bem baixo cada palavra. Seu celular toca, ela atende. Conversa 50% em chines, 50% em português- muito melhor do que varios "nativos".

***

Existem dois pontos clichê que indicam uma pessoa lendo "romances de banca": gola rolê e papel pardo...não me pergunte o porque (aha rimou!). Talvez seja uma incrível coincidência no meu caminho, ou realmente todas as leitoras deste tipo de livro usam esta vestimenta.
O exemplo da gola role e o papel pardo em uma leitora.
Agora você me pergunta "Ok, mas e o papel pardo?" . Bom, o fato é que todas as leitoras que já encontrei encapam seus livretos com papel pardo, escondendo as ilustrações fantásticas das capas. E eu analisando mentalmente concluo que provavelmente elas sentem uma ponta de vergonha por estar lendo aquilo. Inicialmente até pensei "hum...talvez encape para conservar" mas não faz sentido, se você lembrar que os livretos saem por uns 5 reais e a qualidade do papel não é grande coisa. Sempre vejo umas pessoas estudando com aqueles livros técnicos caríssimos e não encapados. Vergonha é a unica explicação.

Eu gosto dessas ilustrações realistas dos capas - depois de uma pesquisada, vi que o recurso da fotografia está mais presente nesses livretos hoje em dia - é um trabalho muito bem feito. Eu lembro que quando era criança, ficava fascinada e ficava querendo desenhar igual, mas obviamente ninguém me comprava aquelas "revistinhas de capas bonitas"para referencia .

O mesmo acontecia com a garrafa de Montilla e de Catuaba "mãe leva?? o desenho é tão bonito!!" "isso não é pra criança menina!"...e eu ficava me perguntando qual a maldade de um pirata sorridente e seu papagaio? ou um príncipe carregando sua donzela...
Rotulo da Catuaba Selvagem e Pirata da Montilla: Um dia quero chegar nesse nivel de realismo em pintura.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Linda e Absoluta para você

Se você é deste planeta ou esteve nele nos últimos meses, sabe quem é Stefhany do Crossfox. Se você não se lembra, abaixo o vídeo bastante ilustrativo:

Linda e Absoluta, no meu CrossFox, cantando meu forró com a melodia da musica "Thousand Miles" da Vanessa Carlton

Enfim, esse vídeo gerou uma mídia espontânea absurda para a Volkswagen, que a pouco menos de um mês presenteou a Stefhany com o tão sonhado e exaltado Crossfox da música. Eu, na minha deliciosa sessão sabatina de ver besteirol na televisão, assisti esse momento protagonizado pelo diretor de marketing ( ?), Luciano Huck e "Stefhany Mãe", Stefhany e um jegue (????). Deveras surreal.

Mas porque eu estou contando toda esta historia? Simples: depois dessa cena toda, eu fiquei exatamente uma semana com "eu sou lindaaaa, absolutaaaaaaa sou stefhanyyy" na cabeça. Coisa de enlouquecer né? sem explicação. O fato é que esse tipo de situação precisa de um exorcismo e eu realizei um.
Não, não deste tipo amiguinhos.

Eu fiz uma arte como libertação da musica da minha mente, e quem ganha com isso é você!
Com vocês, para vocês: Stefhany Doll- a boneca da stefhany crossfox! Linda e absoluta disponível para download!!!

Linda e absoluta: a um click de distancia. (clica na imagem para baixar amiguinho)

Isso mesmo, graciosamente desenvolvida em apenas uma folha A4, para você poder imprimir no trabalho sem levantar suspeitas sem gastar muito. A montagem é bastante simples, cola e tesoura e 0,01% de lógica, sem magia, sem feitiçaria, pura tecnologia.
Vestida com o figurino do famoso vídeo, Stefhany Doll acompanha óculos de sol super fashion "as seem on Youtube"

Clique na imagem acima para baixar o pdf faça a sua! Nos comentarios, deixem sugestões de quem pode ser a próxima celebridade a ser "toyartizada".

Bom fim de semana !

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Embalagens Juninas Geniais

Me recordando das aulas de design de embalagem que eu não tive, tenho a vaga idéia de que praticidade ao transportar, armazenar e expor são pontos importantes a se ponderar na hora de criar uma embalagem...

Ainda bem que nem sempre a teoria é obedecida e temos a sorte de topar com embalagens peculiares nos mercados. É o caso da que será mostrada a seguir: Juninho - Pé-de-moleque da Yoki.
Na semana passada eu estava no supermercado, quando passo por um daqueles corredores decorados sazonais - no caso o de festa junina- quando uma guloseima me chamou a atenção, não porque eu goste muito, mas a embalagem foi o motivo.
Cerca de 30 cm de altura, feita em papel cartão. Estava disposta pendurada e colada em fitas plásticas de display ( aquelas que normalmente colocam salgadinhos).
Verso. Aqui é possível ver onde estava a cola para segurar no display de vendas.
Detalhe do "chapéu". Feito na mesma lamina da embalagem, sem cola. Só dobra e faca.
Embalagem aberta. Os mini pé-de-moleque vieram acondicionados em sacos individuais estampados em xadrez. Bem adequado e fofinho.
Depois de ler alguns releases pela internet, fiquei sabendo que a inspiração para essa embalagem foi a tradição mineira de confeccionar cartuchos de papel para servir os quitutes da festa.

Isso prova a importância de quem trabalha com design/arte/criação tudo a mesma coisa no final de deixar de lado as referencias da internet e partir para o mundo ao vivo e a cores.


Em tempo: o produto é gostosinho..e o fato dele ter 1/4 do tamanho de um pé-de-moleque normal dá a impressão de você ter comido um monte. Ponto pelo pseudo momento light..hehehe

domingo, 12 de julho de 2009

Karaokê de graça

Susan Boyle começou nos karaokês da vida.
Ilustração completa a caminho, por enquanto só este pedacinho pronto.


Então você gostou do Guitar Hero On line e de graça (Jam Legend) do outro post? Pois então agora você ter um karaokê na sua casa no seu pc!

O karaoke Party é a solução perfeita para você que é muito tímido para cantar em publico - ou canta mal mesmo e tem noção disso - e está ai fazendo nada. O site disponibiliza inúmeras canções ( com ou sem voz para o acompanhamento) gratuitamente para você com seu microfone divertir-se horrores no aconchego de sua casa. Então não perde mais tempo e clica aqui e desperte a Susan Boyle que existe em você.

sábado, 11 de julho de 2009

Campanha da prefeitura de São Paulo contra o abandono de animais


Campanha da Prefeitura de São Paulo (2009) contra o abandono de animais.

Chorei, porque lembrei dos varios bichinhos que vejo por ai super bem tratados e desesperados farejando o caminho de casa sozinhos....Desculpa, custa pra acreditar que todos eles "escapem" de casa quando ficam adultos e os custos com ração começam a pesar no orçamento da "familia". Sim, a palavra "familia" entre aspas, porque eu acredito que esse termo só deve ser usado quando um apóia o outro - não é o caso para pessoas que fazem isso.
Simplesmente não entendo quem faz isso com um bicho tão inocente...

***
Faz nove anos que uma "coisinha" bem pequena apareceu no portão de casa. Era um manhã chuvosa e aquela "coisinha" mesmo toda molhada, esfomeada e com frio não hesitou em saltar nos nossos pés, trazendo consigo um olhar sorridente e uma movimentação corporal empolgadissíma.....A "coisinha " cresceu e é tema de varias artes minhas até hoje...A seguir um speed paint dela :)

A"coisinha"