quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

We are braZileiros com muito pride

Barbie Amazônia: quem é inteligente entendeu essa A-ha!

Estar em casa tem me dado a oportunidade real de assistir televisão, e assistir televisão quer dizer não só os programas em si, mas também o 'intervalo comercial'. Uma coisa que, convenhamos, muita gente não faz a séculos por conta do maravilhoso mundo da internet e suas facilidades.

Pois bem, hora do almoço e a tv da cozinha está ligada no jornal. Presto atenção - de verdade- e me pergunto: mas porque a maioria dos filmes estão com a trilha em inglês?? Excluindo os de hipermercados e lojas de eletrodomésticos, parece que todo o resto não foi feito para quem fala português.

Vocais femininos 'miando meigamente' frases aleatórias em inglês sobre uma trilha que deriva de um cruzamento de uma banda alternativa modernete com uma caixinha de musical: isso que é considerado jingle hoje em dia? porque em inglês? não existem mais compositores no Brasil?.

Talvez a canção do próximo vídeo vocês se recordem:


"espera...eu já ouvi isso sim...foi em uma propaganda ai..."
Sim amiguinho, você já ouviu esta canção em uma propaganda:


Ironicamente em inglês. Uma empresa brasileira, uma campanha em território nacional...mas porque em inglês??? Eu não tenho nada contra a língua inglesa, só queria entender qual a justificativa de não usar a canção em português!? Fico a imagina-las:
"É uma canção evangélica, em inglês nós tiramos a 'cara' religiosa dela e a tornamos universal"
Hmm..não me convenceu. Próxima.

"A empresa vende em todo mundo, assim optamos em usar o inglês, por se tratar de uma língua universal e assim ter um alinhamento da campanha no mundo"
Justificativa pobre: uma das coisas que a Coca Cola fez com classe é alinhar campanhas mundialmente, e isso quer dizer falar na língua nativa dos seus consumidores. Um exemplo clássico e saudoso:
Em inglês


Em português:


Alinhamento global não é simplesmente usar a mesma campanha, com o mesmo audio no mundo inteiro, é adequar as peças sem perder a identidade da empresa/produto. Duvido que alguém não se lembre dessa campanha e dessa trilha.

Campanhas legais e marcantes e em português...exemplos? vários:




É disso que sinto falta: jingles inteligentes que não me façam mudar de canal quando o intervalo começa.

Por hoje é só amiguinhos, um texto simples oriundo de um momento filosófico não finalizado...

Nenhum comentário: