domingo, 16 de maio de 2010

Rotoscopia, Johnny Cash e ação de marketing

Rotoscopia é o processo de redesenhar frame por frame uma seqüencia filmada, seguindo fielmente os detalhes ou não. Parece um processo complicado, mas na realidade ele é apenas trabalhoso. Essa ferramenta foi e é usada largamente como referencia em sequencias animadas por grandes estudios, como a Disney por exemplo. Na internet não é difícil encontrar vídeos falando sobre a 'reciclagem' de movimentos dentre as animações, como se fosse um simples 'copiar e colar'. Não é.


Outros exemplos famosos de rotoscopia:

Take on meeeeee.....O mais famoso - e talvez único?- clipe e hit da banda A-ha.



Waking Life: cada cena do filme foi trabalhada de maneira diferente em rotoscopia, complementando a mensagem que o diretor desejava passar. O filme é bastante interessante, tanto na parte visual quanto em seu conteúdo.

Mas porque estou falando de rotoscopia? Bom tem uma ação de marketing na rede bem interessante: The johnny Cash Project. Trata-se de um site que promove a interação do internauta - e fã do homem de preto- por meio de uma "rotoscopia 2.0'. É oferecido a quem se dispor um frame aleatório e ferramentas para o desenvolvimento da imagem.
escolha uma dentre as 3 aleatórias.

comece a desenhar :)

envie quando você achar que está legal...

Após finalizado o seu trabalho, você fará um rápido cadastro para o envio do mesmo. E quem sabe ter sua 'arte' escolhida para aparecer um milésimo de segundo no clipe de lançamento do novo album do cantor.
Uma outra coisa interessante é que ao finalizar e enviar o seu trabalho, o site permite a visualização do seu 'passo a passo' animado. Bem legal.

Eu particularmente gosto deste tipo de ação de marketing, é inteligente e artística. Não é o tipo que ganhará uma nota enorme em meios de comunicação tradicionais, mas atrai a atenção do publico certo.

Boa semana améguens :)

Nenhum comentário: