domingo, 21 de novembro de 2010

Et Bilu e real relevância

Tá confuso, mas a intenção é nobre.

Não povo a verdade tá na cabeça de vocês.

Todo tipo de bizarrice na vida tem um ensinamento, ou nos leva a uma teoria - como quase sempre acontece comigo. Nas ultimas semanas "acompanhei" o caso do Et Bilu, que para quem não sabe começou com uma reportagem investigativa sobre um suposto extra-terrestre que aparecia em algum lugar perdido , em uma fazenda especial. Enfim, não pretendo entrar no mérito do extra-terrestre ter voz de Michael Jackson, de tudo ser uma grande enrolação para ganhar fundos de incautos, porque se esse ser for de verdade e aparecer no jardim aqui de casa eu vou gritar até minha mandíbula cair.

Mas voltando.

Um dos pontos altos memetizantes do vídeo do tal ET é a mensagem que ele deixa para o jornalista e a humanidade :

"Busquem conhecimento"

Clichê, mas digno de ser ouvido. Ainda mais se considerarmos a geração preguiça que se instaura em grande parte dos corações. Estamos muito passivos com o fácil acesso a qualquer coisa - e isso não é uma coisa ruim, se lembrarmos que a alguns séculos um conhecimento infinitamente menor que o que temos hoje era somente acessível a poucos, poucos mesmo. Ok, esse não é o ponto, mas é parte dele.

Com tanta facilidade nós não passamos mais por caminhos que levam a imaginar e a descobrir coisas acidentalmente. Pare para pensar: Qual foi a ultima vez que você consultou um ÍNDICE? Difícil lembrar não? Lembra no tempo que para fazer um trabalho escolar você tinha que - por exemplo- pesquisar em uma enciclopédia? Sem mencionar todo o processo social que isso envolvia como: ir a biblioteca, verificar se o exemplar estava disponível, fazer a reserva, alugar o livro , copiar manualmente, passar a limpo, reunião com coleguinhas de grupo...e durante todo esse processo sempre acontecia de alguém passar o olho em algum verbete que gerasse piada, e por tabela todos acabavam sabendo um pouco sobre aquele ponto que não era o pesquisado. Uma pitadinha extra de conhecimento para o acervo mental, adquirida de maneira indolor e imperceptível.

Mas isso está se extinguindo. O combo palavra-chave + enter nos leva direto à informação e cria um caminho limpo sem chance de uma sementinha aleatória de criatividade ser plantada. Muito triste.

Tá, e a relevância?

Amigos, ao meu ver - que pode estar completamente errado- para brilhar será necessário inventar. Ou seja, para ser alguem relevante o caminho é gerar conhecimento, isso porque logo logo não vai ter mais conteudo novo a ser compartilhado. E sabe como é, depois da primeira vez que você riu / viu alguma coisa ela não é mais engraçada ou novidade...logo você não terá tanta atenção assim: menor relevância.

Fórmula secreta do sucesso:
Sementinha aleatória da ciratividade + boa vontade + aproveitamento correto =
EPIC WIN DA RELEVÂNCIA.

Assim unindo esse pensamento + o ET Bilu, apresento a vocês esta belíssima imagem educativa para este centenário:
Gerem conhecimento.
OBS: a ilustração do et Bilu eu retirei do blog da @rosana


De nada amigos, façam bom uso desta preciosa lição. =*

>Gostou do texto? Aproveite e me siga no Twitter :)

Nenhum comentário: