domingo, 28 de novembro de 2010

Dica de filme: Umrao Jaan

Muito amor e muita cor em mais uma dica de filme bem interessante.


Umrao Jaan (2006) é baseado no livro de Mirza Muhammad que conta a história real de Umrao Jaan Ada uma cortesã do século 19, que foi raptada quando criança e vendia a um bordel, onde ela cresce aprendendo todas as artes pertinentes à profissão. Vamos a uma pequena narrativa sobre o filme.

Começamos conhecendo a pequena Amiran - que posteriormente se tornará a heroína da historia- e sua familia unida e feliz, em uma casa "boa." A vida parece perfeita, até que dois inimigos do pai da menina decidem rapta-la por pura inveja da vida boa que levam. Eles pensam em opções para deixa-lo infeliz e concluem que manda-la para uma casa de cortesãs é pior que a morte. Todo aquele lance forte de honra, vocês podem imaginar.

Garota raptada e ensacada, eles partem para uma cidade distante a fim de vende-la à tal casa. Chegando lá fica claro que a dona do lugar sabe que ela foi raptada e não vendida pela familia, mas decide dar um perdido e ignorar o fato que a menina sabe da onde veio:"Tadinha só deus sabe o que ela passava em casa para ser vendida assim". É nesse momento que sua nova 'mãe" lhe dá o novo nome de Umrao.
A nova mamis.

Os anos passam e Umrao aprende poesia, canto e dança: as artes necessárias para ser uma cortesã. Ela tem a grande chance de apresentar todos os seus dotes na sua apresentação de estreia para importantes figuras locais.

Só eu que achei demais a maquiagem dela?

A letra da canção é bem repetitiva, mas na verdade grande parte do que ela quer contar está nos pequenos gestos, olhares, etc. Tipicamente indiano. Nessa mesma noite, antes mesmo de se apresentar ela troca olhares com um belo rapaz que a ajuda pegando um anel perdido na calçada. Troca de olhares = amor a primeira vista. eu acredito. Por coincidência esse mesmo rapaz aparece em sua apresentação e sim, ele será o grande amado por ela. Seu príncipe, no sentido também de ele ser rico e se tornar seu 'patrocinador". Ele também se apaixona por ela e assim começa o romance dos dois.

Tá implícito o que aconteceu nessa noite né gente? eu não preciso descrever...

Tudo as mil maravilhas: ela é bonita e está apaixonada por ele e ele todo podendo pagar por ela, apaixonado e tal. Lógico que chegamos a uma reviravolta. A familia dele percebe o interesse crescente pela cortesã e decide forçar um casamento com uma prima. E a maneira de fazer ele aceitar isso é cortar seu dinheiro até que o casamento aconteça. O que demora um pouco e faz com que outro entre na corrida por Umrao - afinal o príncipe sem dinheiro nada poderia pagar para o bordel e assim encontrar com ela.

Canção do fora para o novo cara - que acaba não dando certo.

Mais reviravoltas negativas no mundo dela. A cidade começa a ser invadida por tropas durante uma espécie de guerra civil (eu não fui procurar o fato histórico que acontece durante a narrativa, então sem mais dados sobre isso) e ela vê como oportunidade de rever seu príncipe a fuga com o novo cara para um vilarejo. Obvio que a manobra dela dá errado e ela acaba perdendo ambos, mas não antes sem descobrir que seu príncipe é na verdade um tremendo babaca e cego a realidade.

Sozinha e desiludida, decide seguir a vida e encontrar sua casa e familia: outro momento infeliz, seu pai já é falecido e sua mãe deixa caro que a preferia ver morta do que como cortesã. Ela então parte e segue ganhando a vida como sempre fizera antes.

a triste canção final.

Esta é a dica de filme de hoje amiguinhos, espero que tenham curtido. O bom dessa vez é que encontrei versões legendadas em português para colocar aqui - eu sei que nem todo mundo manja de inglês. Bom, agora todos terminam felizes aqui ;)

>Gostou da dica? Aproveite e me siga no Twitter :)

17 comentários:

Érica disse...

Menina, adoro filmes indianos visualmente bonitos como este. Tem mais dicas de filmes assim? Eu só conheço o Magadeera... e agora este! Obrigada pela dica!

Anônimo disse...

São muito lindas as canções e o filme me parece bom ! Pena que o final é triste :\

Melissa disse...

alem da belissima maquiagem, a maravilhosa dança tbm me surpeendeu. deve ser um belo filme.

Samuel disse...

Isso sim que é um filme voltado para mulheres... chato pakarai!

Anônimo disse...

Oii, amei o seu post
você sabe aonde baixa esse filmes? já procurei e não encontrei, beijos

Anônimo disse...

Muito legal.

A atriz é uma ótima dançarina ... bem como cantora tradicional.

Muito bem escolhido o filme da matéria. Parabéns!

Lady Rouge disse...

onde baixa esse filme com as legendas??

Leticce disse...

Gente: eu cacei em torrent o filme e depois as legendas no google. Acredito que no orkut existam comunidades sobre filmes indianos e com links.

^^

Anônimo disse...

A primeira musica tinha em Caminhos da Índias

thalissa disse...

Oi querida nossa eu assisti o filme Devdas que é com essa atriz
mais eu não consigo baixar esse filme umrao jaan.
já estou desistindo =/ de procura-lo
se possivel me add no msn que eu gotaria de saber como você fez para baixar esse filme
beijos
thalissa_vm@hotmail.com
Thalissa

Ludmila Serra disse...

Gente achei esse filme e outros indianos neste site http://www.filmeja.com/2010/10/umrao-jaan-umrao-jaan-dvdrip-2006.html

Ludmila Serra disse...

Gente achei esse filme e outros indianos neste site http://www.filmeja.com/2010/10/umrao-jaan-umrao-jaan-dvdrip-2006.html

Ludmila Serra disse...

Nesse site tem esse eo devdas:
http://leticce.blogspot.com/2010/11/dica-de-filme-umrao-jaan.html

Mirza Braga disse...

Gente Amei o Nome do Autor... Que NOme mais Lindo!!! Com esse nome perfeito o Autor deve ser uma pessoa super legal, simpática e humilde! kkkkkkkkkkkkkkkkk... Fora isso adorei a resenha do filme, fiquei curiosa pra assistir... adoro filmes com esse tipo de plano de fotografia!

Davi disse...

assisti esse filme hoje, seguindo sua dica. e gostei bastante, apesar de que minha amiga quase morreu de cansaço. obrigado!

Anônimo disse...

Alguém poderia me informar o nome da atriz?

Anônimo disse...

Já assisti alguns filmes indianos e esse foi o pior até agora (para o meu gosto é claro), a atriz é linda, já foi miss índia e mundo, ficou famosa depois disso, o que admiro é que na índia vc não é ator se não souber dançar e cantar, que cultura linda. Mas há opçoes melhores de filmes indianos, como Fanna, Jodhaa Akbar e Love Aaj Kal.