terça-feira, 26 de junho de 2012

O fabuloso guia de sobrevivência e convivência no por kilo

Restaurantes por kilo: apenas mais um dia da sua vida, todo dia.


Gostaram da minha maquiagem de batalha?

Quem acompanha este humilde cafofo virtual provavelmente já reparou que restaurantes por kilo são cenários freqüentes em meus causos, ora por serem práticos e amigos do meu VR, ora por serem palco de situações bizarras. Neles acontecem momentos que vão desde a costelinha da vergonha até um amor platônico, ou seja: de tudo. É um lugar democrático( depende do preço hehehe) , honesto e direto para se comer, perfeito para quando você tem hora para almoçar e não é muito chegado aos famosos fast food da vida. Você pega o que quer, o quanto quer, come e vai embora. Quase como em casa...

Talvez por toda essa "liberdade" e sentimento caseiro que os por kilo oferecem, algumas pessoas simplesmente se esquecem que ainda estão em um ambiente público. E é ai que a treta começa, tanto que me motivou a fazer esse pequeno e fabuloso guia de sobrevivência e convivência no por kilo.

Baseado em fatos verídicos
Desliga esse telefone e pega a comida: Por kilo significa ficar em fila, escolher sua comida e andar! presenciei uma vez um sujeito com seu lindo - mas ao contrário- smartfone simplesmente segurando a fila por minutos e minutos por que ele cismou de ficar olhando as novidades, ao invés de ir colocando a comida no prato e ir andando - para o bom funcionamento do "ecossistema" ali existente. 
Eu , que geralmente sou bem paciente, fiquei esperando o cara se tocar da fila do tamanho da torcida do corinthians que estava se formando por culpa dele, acompanhada de suspiros-de-indireta e olhares nervosos para ele. O rapaz que estava atrás de mim por sua vez não era tão paciente e simplesmente passou na frente do smartfone. E ai ele ficou todo nervosinho, balbuciando que passar na frente era falta de educação e tal.
Amigo do smartfone: falta de educação é você atrasar a vida de todo mundo só porque tinha que ler seu horóscopo. Então fica a dica: fila para pegar a comida é só para pegar a comida- e não saber se a Lua está em Venus e você deve cortar o cabelo pra conseguir uma promoção. Se você que saber sobre isso, faça-o na sua mesa, sentadinho, longe do fluxo. 

E longe da chance de ser o tema de uma tirinha.

Por favor: não sensualize na salada, nas batatas...: Eu lembro uma vez que estava esperando ser atendida no cabeleireiro e acabei pegando para ler uma daquelas revistas que vem com dicas de como-seduzir-o-homem-dos-seus-sonhos-e-fazer-ele-pirar-na-cama-dentro-um-guia-fechado-de-tão -quente-que-são e por acaso era uma matéria sobre quais pratos podem ser usados para seduzir na hora do jantar (???). Bom, resumidamente uma das dicas era pedir coisas que você pudesse levar a boca com os dedos e assim fazer um charme, tipo PETISCOS. Eu lembro de ler e me segurar pra não rir com a situação que imaginei : alguém tentando sensualizar com um risole oleoso, ou algumas fritas...Claro que a vida presenteou-me com a cena ao vivo.

Duas amigas, na minha frente, beirando os 45/50 anos falando alto, chacoalhando suas pulseiras douradas e visivelmente tentando seduzir qualquer um que estivesse ao redor. Vocês sabem do que estou falando né?. Naquele dia por acaso tinha aquelas cenouras pequenininhas no buffet, e bem, cenouras pequenas e mulheres com hormônios a flor da pele querendo chamar atenção aparentemente são uma combinação bombástica. Resultado: todas as frases e gestos de duplo sentido envolvendo cenouras, pepinos, palmitos foram ditos a alto pulmões e causando um embaraço coletivo sem precedentes. Havia um senhor atrás de mim que me olhou em um gesto de "pois é"... Quanto a mim, fiquei com o sentimento de vergonha alheia bem grande.

Então a dica deste tópico é: não sensualize com legumes em lugares públicos. Sério.



Não faça "autópsia" no que está no buffet: se eu não gosto de ervilha, eu não vou pegar uma torta de ervilha. Se eu não gosto de frango, eu não vou pegar um frango com queijo certo? Certo. Bom, parece que tem gente que não tem esse tipo de inteligência na hora de escolher e faz questão de dissecar o prato no próprio buffet. O exemplo que uso é de um sujeito que, ao ver que tinha cuscuz no dia se empolgou, mas lembrou que não gostava de 99% dos ingredientes que compunham o quitute. Resultado: ele catou a pá e começou a "cavar" as fatias, tirando ervilhas, tomates, ovos...E tudo isso sem ter nem colocado uma fatia no próprio prato.
Claro, você pode tentar vir aqui e justificar "Mas eu não quero pagar por aquilo que não vou comer, então eu vou dissecar antes de colocar no prato". Amiguinho: ninguém é obrigado a escolher o que vai comer no meio de seus "detritos de frescura" ok?



Evite contaminar a comida de todos: eu realmente me sinto mal de ter que escrever uma "dica" com uma coisa tão básica e óbvia, que devia ser automática de todos. Aliás, eu nem vou explicar muito, deixo a imagem acima como representação de tudo o que NÃO se deve fazer não é?

Termino por hoje este belo e singelo guia de sobrevivência e comportamento em restaurantes por kilo. Surgindo mais acontecimento dignos de virarem dicas eu faço updates aqui. Ou não.

>Gostou ? Aproveite e me siga no Twitter :)

8 comentários:

Adamo Alighieri disse...

esse poste ficou lecau.

Adriano Matos disse...

Muito bom !!
As dicas são excelentes e deveriam estar afixadas ao longo da fila !

Belos desenhos, parabéns !!

Leticce disse...

Obrigada gente :D

guilhermewells disse...

Sofro com pessoas arrumando os pratos. Tudo bem que não é pra fazer uma zona de comida no prato, mas umas pessoas fazem questão de enfeitar com todo tipo de coisas, atrasando toda a fila só pra deixar o prato dela com cara de prato feito por chef.

Anônimo disse...

que letra linda!
(e, claro, belo manual de como fazer desenhos instrutivos com apenas 2 cores)

Leticce disse...

@Guilherme: estou torcendo para os comentários deste post virarem um grande espaço de experiências hahahaha

guilhermewells disse...

Se valer história de restaurante universitário onde os funcionários que servem você na bandeja ao melhor estilo presidio dá pra eu criar um sub post co histórias, acho hahaha

decomatsushita disse...

Vixi restaurante universitário é um terreno fértil de histórias: bifes james bond, sucos de amarelo, de roxo, diminuição repentina da população de vira latas no entorno do restaurante hahaha.
Mas de fato restaurante por kilo é um habitat interessante de se analisar desde a decoração, o tipo de público que vai a cada um deles, as conversas que se ouve etc.